Descrição
Esta rotação está estruturada em cinco estações, cada uma dedicada a um aspecto específico do entendimento humano do cosmos e suas implicações práticas e culturais.
Estação “As culturas e o céu” (EF09CI15): Foca na conexão entre o céu noturno e seu papel nas diversas culturas ao longo do tempo, explorando como os padrões estelares são entrelaçados com as práticas de agricultura, mitologia e orientação espacial e temporal.
Estação “Habitabilidade extraterrestre” (EF09CI16): Esta estação desafia os alunos a investigar a viabilidade da vida humana fora da Terra, utilizando o conhecimento atual sobre as condições necessárias à vida e as características dos planetas e luas do nosso sistema solar.
Estação “Marcos da conquista espacial” (EF09CI20): Explora os avanços tecnológicos alcançados pela humanidade através da exploração espacial e como estes influenciam nosso cotidiano em termos de comunicação e produção de equipamentos.
Estação “Explorando novos horizontes” (EF09CI20) : Explora duas facetas cruciais da exploração espacial moderna – inovações e desafios do Telescópio Espacial James Webb e perspectivas e planejamentos para a colonização de Marte. Através da leitura de reportagens informativas, disponibilizadas via qr code, esta atividade visa expandir o conhecimento dos alunos sobre tecnologias avançadas no espaço e as possibilidades futuras para a humanidade além da Terra.
Estação “Estrelas e eternidade” (EF09CI17): Nesta estação, os alunos mergulharão nas profundezas do universo para entender os ciclos de vida das estrelas e os cenários futuros do cosmos. Por meio da análise de duas reportagens detalhadas, eles investigarão os processos que governam o nascimento, a evolução e a morte das estrelas, além de explorar teorias sobre o destino final do universo. Esta atividade propicia um estudo enriquecedor sobre os fenômenos astronômicos, permitindo aos alunos ampliar seu entendimento sobre a astronomia e refletir sobre o impacto desses eventos cósmicos no grande esquema do tempo e do espaço.
Habilidades da BNCC contempladas:
(EF09CI15) Identificar e relacionar diferentes leituras do céu e explicações sobre a origem da Terra, do Sol ou do Sistema Solar às necessidades de distintas culturas (agricultura, caça, mito, orientação espacial e temporal, entre outras).
(EF09CI16) Pesquisar e selecionar argumentos sobre a viabilidade da sobrevivência humana fora da Terra, com base nas condições necessárias à vida, nas características dos planetas, nas distâncias e tempo envolvido em viagens interplanetárias e interestelares.
(EF09CI17) Descrever o ciclo evolutivo do Sol – nascimento, vida e morte – com base no conhecimento das etapas de evolução de estrelas e analisar possíveis efeitos desse processo em nosso planeta.
(EF09CI20) Investigar e discutir os avanços tecnológicos conquistados pela humanidade ao longo da exploração espacial e suas interferências no modo de vida humano (como na comunicação e na produção equipamentos, entre outros).
Avaliações
Não há avaliações ainda.