Descrição
Este conjunto de atividades foi projetado para proporcionar aos alunos uma compreensão prática e interativa de máquinas simples, que são componentes fundamentais na física e engenharia.
Conteúdo das Atividades:
- Atividade de pesquisa e identificação: Os alunos realizam pesquisas sobre máquinas simples específicas e preenchem um formulário com suas descobertas.
- Identificação visual e associação: Uma atividade que desafia os alunos a identificar máquinas simples em imagens e associá-las às suas descrições.
- Atividade com vídeo educativo: Uma atividade interativa em que os alunos assistem a um vídeo educativo sobre máquinas simples e respondem a perguntas relacionadas.
- Identificação de tipos de alavancas: Os alunos identificam se as alavancas apresentadas em imagens são interfixas, interpotentes ou inter-resistentes.
- Questões de múltipla escolha: Um questionário para avaliar o conhecimento dos alunos sobre máquinas simples.
- Caça palavras: Uma atividade lúdica para revisar vocabulário relacionado a máquinas simples.
- Uso de simulador online: Atividade prática utilizando um simulador para explorar o funcionamento das alavancas e o conceito de equilíbrio.
Habilidades da BNCC contempladas:
(EF07CI01A) Discutir a aplicação das máquinas simples (martelo, tesoura, uma alavanca, roldana, plano inclinado entre outras) e propor soluções e invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas.
(EF07CI01B) Investigar como as máquinas simples fizeram parte do cotidiano humano em diferentes períodos históricos, incluindo o desenvolvimento industrial, e argumentar sobre como seu uso mudou a sociedade.
Avaliações
Não há avaliações ainda.