Caderno Interativo – Sistema Respiratório

R$13.00

Este caderno interativo foi desenvolvido para tornar o ensino do sistema respiratório mais visual, prático e envolvente. Por meio de atividades recortáveis, dobráveis e colagens, os alunos exploram as estruturas, funções e processos essenciais da respiração, tudo de forma lúdica e significativa.

Você encontrará:

✔️ Atividades para identificar as estruturas do sistema respiratório (vias respiratórias e pulmões);
✔️ Material interativo com abas e janelas sobre a função dos órgãos e do diafragma;
✔️ Atividade em formato de pulmão sobre poluição atmosférica e suas consequências;
✔️ Representação gráfica da hematose com colagem e organização de imagens;
✔️ Montagem prática de um modelo funcional com balões, canudos e cartolina;
✔️ Questionário reflexivo que relaciona a prática com os conteúdos teóricos, saúde e meio ambiente.

O material está pronto para imprimir, com linguagem acessível, organização clara e instruções detalhadas em cada página. Acompanha gabarito, versão colorida e versão em preto e branco.

Disponível em arquivo PDF.

Categorias: ,

Descrição

Você encontrará aqui um material completo, com linguagem acessível, visual atrativo e propostas que incentivam a aprendizagem ativa. Ao longo das páginas, seus alunos irão descobrir as estruturas que compõem o sistema respiratório, compreender as funções de cada órgão, acompanhar o caminho do ar até os pulmões e entender o processo da hematose de forma clara e didática. Também serão estimulados a refletir sobre temas atuais e relevantes, como a poluição do ar e o papel do diafragma.

As atividades propostas — como dobraduras, colagens, janelas interativas e a montagem de um modelo funcional com balões e canudos — foram pensadas para tornar o aprendizado mais concreto e prazeroso. Aprender com as mãos, com os olhos e com a mente permite que diferentes formas de aprender sejam respeitadas, favorecendo a compreensão e a memorização dos conteúdos de maneira lúdica.

 

Habilidades da BNCC contempladas:

EF05CI06B – Selecionar argumentos que justifiquem por que o sistema digestório e respiratório são considerados corresponsáveis pelo processo de nutrição do organismo, com base na identificação das funções desses sistemas.

EF05CI06A – Identificar e registrar de diferentes formas (ilustrações, vídeos, simuladores e outros) o processo de digestão dos alimentos, considerando o caminho percorrido pelos alimentos no sistema digestório ou pelo gás oxigênio no sistema respiratório.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes conectados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Você também pode gostar de…