Descrição
O principal objetivo deste jogo é educar os alunos sobre o consumo de energia através de uma experiência lúdica, explorando conceitos de Ciências e Matemática de maneira integrada. Os alunos terão a oportunidade de descobrir informações sobre diferentes aparelhos elétricos e seu impacto energético e ambiental, enquanto desenvolvem habilidades de trabalho em equipe e resolução de problemas.
Estrutura do Jogo
O jogo consiste em duas partes principais:
- Caça aos QR Codes: Os alunos, divididos em grupos, buscarão QR Codes espalhados pela escola, coletando dados sobre o consumo energético dos aparelhos. Esta fase promove a exploração e o raciocínio lógico.
- Análise e reflexão: Após a coleta de dados, os alunos utilizarão as informações para calcular o consumo e o custo de energia, refletindo sobre hábitos de consumo e medidas de eficiência energética.
Materiais Fornecidos
- QR Codes com dados dos aparelhos: Cada QR Code contém informações específicas sobre o consumo de energia de um aparelho.
- QR Codes de curiosidades: Proporcionam insights adicionais e desafiam os alunos a pensar além dos dados básicos.
- Fichas de resposta: Para registro das informações e realização dos cálculos.
- Enigma final: Uma atividade de conclusão que desafia os alunos a aplicar seu conhecimento para desbloquear um prêmio.
- Materiais para premiação: Tickets com diferentes benefícios aos ganhadores.
Habilidades da BNCC contempladas:
(EF08CI04) Calcular o consumo de eletrodomésticos, a partir dos dados de potência descritos no próprio equipamento e tempo médio de uso, para comparar e avaliar seu impacto no consumo doméstico.
(EF08CI05) Propor e implementar ações coletivas em sua escola ou comunidade para uso consciente da energia elétrica (consumo de energia e eficiência ener gética) e descarte de equipamentos, principalmente os eletrônicos, com vistas ao desenvolvimento de uma sociedade sustentável.
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